QUEM SOMOS

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

Quem somos

Tudo começou em fevereiro de 2013, quando a educadora Rita Zeinum resolveu comemorar seu aniversário de um jeito diferente: contando histórias para os pacientes internados na Pediatria do Hospital de Base de Rio Preto. O hospital já recebia grupos de palhaços, mas nenhuma equipe se propunha a oferecer aos pequenos momentos lúdicos e de reflexão por meio da literatura. A experiência deu tão certo, que Rita teve a ideia de repeti-la regularmente. Apresentou o projeto à direção do hospital, que autorizou as visitas semanais à Pediatria. A resposta das crianças foi muito positiva. As enfermeiras vinham relatar ao grupo que os pequenos pacientes voltavam melhores após ouvirem as histórias. Crianças assustadas ou amuadas por causa dos procedimentos passaram a sorrir, levantar-se da cama e interagir com os bonecos. Conforme o trabalho evoluía, o grupo foi observando que a contação proporciona momentos de encantamento também aos acompanhantes, daí surgiu a ideia de envolver os adultos no projeto.

Atualmente, os voluntários da Associação Operação Alegria visitam crianças e adultos internados nos hospitais de São José do Rio Preto, levando esperança e conforto por meio de contação de histórias, atividades recreativas, músicas, orações e, sempre que necessário, doação de roupas e artigos de higiene. Em agosto de 2019, a Associação inaugurou a Casa de Acolhimento Thales Carvalho Zacharias, que recebe pacientes e acompanhantes vindos de outros municípios para tratamento nos hospitais públicos de São José do Rio Preto. E em 2020, com a pandemia e o isolamento social, deu início ao projeto de contação de histórias por videochamadas para idosos de asilos da região de São José do Rio Preto. Sempre ativos, os voluntários se empenham em colocar em prática o que diz a escritora goiana Cora Coralina: “Nada do que vivemos tem sentido se não tocarmos o coração das pessoas”.

Nossos Valores

MISSÃO

Dar atenção integral aos pacientes e familiares no momento de fragilidade a fim de contribuir para a recuperação da saúde, aos idosos para aliviar a solidão e às crianças vulneráveis para valorizá-las como sujeitos e estimular a continuidade dos estudos.

VISÃO

Cuidar de mais vidas, amparando crianças, adolescentes, idosos e adultos, bem como os familiares. Olhar para os esquecidos, invisíveis, vulneráveis, oferecendo a eles calor humano e oportunidades de crescimento.

VALORES

Empatia. Escuta. Dignidade. Respeito à diversidade. Humanismo. Comprometimento.

Quer se envolver?

Veja as formas de fazer parte

DOAÇÔES

Ao contribuir com a Associação Operação Alegria, você amplia as oportunidades de pessoas em situação de fragilidade física e emocional e de crianças vulneráveis.

SAIBA MAIS

VOLUNTARIADO

Ser voluntário é deixar por onde passa um rastro de amor, solidariedade e esperança. É ajudar a construir um mundo mais igualitário e fraterno.

SAIBA MAIS